Quem somos



foto 1 quem somosA nossa Congregação é de direito eparquial, submete-se canonicamente ao bispo local. Foi a primeira instituição de vida religiosa consagrada de rito bizantino-ucraniano, que surgiu no Brasil. Surgiu para responder às urgentes necessidades de atendimento religioso do nosso povo que estava disperso nas diversas localidades do sul do Paraná. Essa foi a ideia originária do nosso fundador, Pe. Emiliano J. Ananevytch: ter o apoio de uma instituição feminina no trabalho pastoral.

História: Em 1930, apoiadas pelo Pe. Emiliano Ananevytch e aprovadas pelo bispo de Filadélfia Dom Constantino Bohachevski, três jovens: Maria Vodonis, Dometilia Jovtei e Catarina Chudek, estrearam seu projeto de vida!

No dia 24 de maio de 1932, nascia a Congregação das Irmãs Catequistas da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, na cidade de Mallet, estado do Paraná – Brasil. Em 1945 a Congregação mudou a sua denominação para a atual: Congregação das Irmãs Catequistas de Sant´Ana. A razão da mudança foi a reforma dos seus estatutos, ocorrida naquele ano, dando-lhe uma feição mais genuína, afastando-a dos moldes franciscanos. Aprovadas as Constituições pelo então, bispo de Ponta Grossa D. Antonio Mazzarotto, as Irmãs emitiam a profissão religiosa. Iniciando assim, um caminho que o tempo demonstraria atraente para ser percorrido por caminhos diversos, em circunstâncias diversas.

Atualmente a Congregação atua no centro-sul do Estado do Paraná, estando também presente em Roma e na Ucrânia onde possui sua administração.


DENOMINAÇÃO DA CONGREGAÇÃO

1. Congregação das Irmãs Catequistas de Sant’Ana é um instituto de vida religiosa,
de rito oriental e de direito eparquial, cujos membros emitem votos perpétuos.

2. A finalidade da Congregação é a busca da perfeição cristã de seus membros,
por meio do cumprimento dos mandamentos da lei de Deus, da observância
das Constituições e da prática dos conselhos evangélicos de Pobreza,
Castidade e Obediência, confirmados pelos votos perpétuos.

Igualmente é finalidade da Congregação dedicar-se ativamente
à santificação do próximo por meio da oração, do sacrifício e do apostolado.



CARISMA E ESPIRITUALIDADE:

Além da santificação própria, da autêntica vivência do Evangelho e das Constituições da Congregação, as Irmãs dedicam-se ao ensino religioso-catequético e a atuação na área da educação, tendo em vista formar a pessoa humana em todas as dimensões, à luz da fé cristã.

As Irmãs dedicam-se também à pastoral nas paróquias, às obras de caridade em hospitais e asilos; zelo de igrejas e capelas, conforme as exigências e orientações emanadas da Santa Sé ou elaboradas pela Metropolia.