História



imagem historiaDiante das múltiplas dificuldades encontradas na paróquia de Mallet-Paraná, sobretudo pela falta de lideranças, Pe. Emiliano começou a preparar algumas jovens para serem professoras-catequistas.

A partir disso, amadurecia na mente do Pe. Emiliano a ideia de fundar, se não uma Congregação, pelo menos uma associação de catequistas de vida consagrada.  O plano do padre recebeu o apoio de Constantino Bohatchevsky, bispo de Filadélfia-EUA, quando este veio ao Brasil, em 1930, em visita aos ucranianos católicos.

Querendo estruturar a comunidade idealizada, o Pe. Emiliano, em 1930, pede às Irmãs de São José de Curitiba para acolher três jovens de sua paróquia, prepará-las para a vida religiosa e qualificá-las para exercerem o magistério. Nesse período, as três jovens também participavam das reuniões da Terceira Ordem Franciscana.A aprovação da nova comunidade consagrada, inicialmente com o nome de Irmãs de Terceira Ordem de São Francisco, veio em maio de 1932, do bispo de Ponta Grossa, D. Antônio Mazzarotto, que designou o Pe. Emiliano como seu diretor e orientador espiritual e como sede a paróquia ucraniana de Mallet.

Em julho de 1932, as três jovens retornaram a Mallet e passaram a residir numa pequena casa de madeira alugada pelo PE. Emiliano. Davam assim início à nova comunidade religiosa. O povo dava-lhe sustento material e o padre oferecia-lhe a orientação espiritual. No dia 17 de setembro de 1932, as três primeiras irmãs recebiam o hábito franciscano. Uma delas, Ir. Francisca Vodonis, considerada como co-fundadora da comunidade, faleceu em 29 de fevereiro de 1999, com 94 anos de idade.

Com o crescimento numérico da comunidade, as irmãs foram desdobrando suas atividades: além de ministrar aulas nas escolinhas do interior, elas davam catequese, visitavam doentes, ajudavam no trabalho pastoral da paróquia. Mesmo limitando sua atuação em comunidades de rito oriental, a instituição teve, nas décadas subsequentes, um considerável crescimento, tanto no número de seus membros, como de sedes.

Em 1945, a Congregação passou a chamar-se “Congregação das Irmãs de Sant’Ana”. A razão da mudança foi uma reforma de seus estatutos, ocorrida naquele ano, que, dando-lhe uma feição mais genuína, veio a afastá-la dos moldes franciscanos. O hábito franciscano, no entanto, foi conservado até 1964. Com a dissolução da União Soviética, a Congregação, nascida no Brasil, começou sua atuação na Ucrânia, país natal do seu fundador. Naquele país, a Congregação já possui seu noviciado e casa de formação.