Fundador



imagem1 fundadorPe. Emiliano Josafat Ananevytch nasceu na Ucrânia aos 26 de junho de 1888. Recebeu a ordenação sacerdotal no dia 11 de maio de 1911 e logo em seguida empreendeu viagem à Argentina para trabalhar como missionário, sobretudo na província de Misiones.

No ano de 1917, Pe. Emiliano vem para o Brasil e por longos anos desempenha intensa atividade pastoral na paróquia de Mallet-Paraná, atendendo também diversas comunidades circunvizinhas, como Dorizon, Serra do Tigre, Fluviópolis, Vera Guarani, Cruz Machado e outras.

Em 1925, fundou a Fraternidade dos Santos Cirilo e Metódio que tinha por finalidade promover vocações para sacerdotes diocesanos. Frutos dessa iniciativa foram os padres Valdomiro Haneiko e Pedro Busko.

Tirando proveito da visita ao Brasil do bispo ucraniano de Filadélfia, EUA, D. Constantino Bohatchevsky, em 1930, Pe. Emiliano apresentou-lhe o seu plano de fundar uma congregação de catequistas, para que estas pudessem prestar atendimento espirituais mais efetivo ao povo do interior. O bispo aprovou a ideia, concedendo a sua bênção à iniciativa do sacerdote. Surgia assim, aos 24 de maio de 1932, em Mallet, a nova Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas que, em 1945, mudou sua denominação para “Irmãs Catequistas de Sant’Ana”.

Em 1939, o Pe. Emiliano transferiu-se para os Estados Unidos da América para realizar uma antiga aspiração sua: tornar-se religioso na Ordem de São Francisco de Assis. Como franciscano, assume o nome de Josafat e faz a sua profissão religiosa aos 20 de setembro de 1945. Fazendo de seu sacerdócio uma vida pastoral muito fecunda, ele permanece nos Estados Unidos até à sua morte, ocorrida aos 3 de maio de 1964.

A vida do Pe. Emiliano J. Ananevytch foi marcada por uma profunda simplicidade, dedicação e amor aos pobres e necessitados. Foi incansável em seus esforços na promoção de vocações religiosas: além de fundar a Congregação das Irmãs Catequistas de Sant’Ana, orientou também muitas jovens para a vida religiosa na Congregação das Irmãs de São José (rito latino) e muitos rapazes para os irmãos Maristas e para a Ordem Franciscana. Padre Emiliano dava também grande importância à palavra escrita como meio de apostolado: ele próprio escreveu muito e muitos escritos seus são encontrados na imprensa ucraniana da época.

ORAÇÃO


Ó Deus, Pai de bondade e misericórdia, que fostes glorificado na pessoa de vosso servo,
O Padre Emiliano Josafat Ananevytch, em sua vida de oração e virtudes
E em seu incessante fervor no anúncio do Evangelho para o bem das almas,
Concedei-me por sua intercessão a graça
Que eu Vos suplico com ardor e humildade.

Por Nosso Senhor, Jesus Cristo.

Amém.

Pai nosso | Ave Maria | Glória.



“Rezai muito e com fervor, vivei na paz e na santidade e Deus sempre vos irá abençoar”.
(Pe. Emiliano J. Ananevytch)


MENSAGENS DO FUNDADOR


• Não vos preocupeis com as dificuldades que encontrares, porque tudo acontece como Deus quer.

• Vosso sacrifício é agradável a Deus; sem sacrifício e sem sofrimento não há santificação e não há salva.
• Procurai fazer com que as IRMÃS sejam justas e santas, para que cumpram bem suas obrigações.

• Cristo não vos chama a um caminho comum da vida religiosa, Ele vos chama ao heroísmo e a um alto grau de santidade.
• Rezem somente pedindo para cumprir a vontade de Deus e tudo será melhor.


• A beleza da vossa CONGREGAÇÃO não consiste em contar com muitos membros, muitas casas e glória.


1º DIRETOR ESPIRITUAL



diretorPadre Metodio Paulo Koval, filho de João e Carolina Koval, nasceu no dia 17 de junho do ano de 1909, em Vicinal Oito, na localidade de Dorizon, estado do Paraná. No ano de 1920 recebeu a 1ª Eucaristia através das mãos do Pe. Emiliano J. Ananevitch. Após terminar a 3ª série do Ensino Fundamental na Escola local de Dorizon, foi incentivado pelo próprio Pe. Emiliano a continuar seus estudos em companhia de quatro colegas, no Colégio dos Padres Franciscanos em Rio Negro, Paraná. Seu maior desejo era tornar-se sacerdote do rito oriental católico ucraniano. Porém, na época, não havia ainda nenhum destes seminários. Em aconselhamento com o Pedro Protskiv e do Metropolita Andre Shepteskey, Paulo ingressou no Noviciado da Ordem Franciscana na cidade de Rodeio-SC, adotando o nome religioso de Metodio. Aí, cursou a Faculdade de Filosofia e em seguida fez a Faculdade de Teologia, no Estado do Rio de Janeiro. Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 28 de novembro do ano de 1937, em Petrópolis-RJ. Durante dois anos de sacerdócio atuou em Campos do Jordão-SP. Transferido para União da Vitória-PR, ali exerceu sua missão sacerdotal e no ano de 1942, recebeu de Roma a autorização para celebrar a Divina Liturgia de São João Crisóstomo no rito-bizantino. A partir daí, passou a celebrar e atender também as comunidades ucranianas de Porto União-SC, União da Vitória, Cruz Machado e Pato Branco, no estado do Paraná. Quando o Pe. Emiliano partiu para os Estados Unidos da América, Pe. Metódio foi designado pelos Superiores a assumir a direção espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas da Terceira Ordem, a qual mais tarde foi oficializada como Congregação das Irmãs Catequistas de Sant’Ana.

Exerceu sua função como primeiro diretor espiritual desta Congregação a partir do ano de 1941 até o ano de 1962, quando a assistência espiritual das Irmãs desta Congregação foi assumida pelos padres da Ordem de São Basílio Magno. A partir do ano de 1949 também exerceu o ministério sacerdotal na localidade de Vera Guarani, município de Paulo Frontin, estado do Paraná, e foi nomeado como primeiro Pároco desta localidade através de Dom Jaime de Barros Camara. Pe. Metodio teve muitos méritos perante a Congregação. Destacou-se pela sua doação às causas da Igreja , demonstrando imenso amor, fidelidade, humildade, espírito de oração ao rebanho de Cristo lhe confiado. No dia 25 de janeiro do ano de 1979, Deus chamou-o para a eternidade.

CO-FUNDADORA



co-fundadoraIrmã Francisca Maria Vodonis nasceu no dia 2 de abril do ano de 1905, na “Colônia Duas”, próximo a Dorizon, município de Mallet – PR. Filha de Simão e Eudoxia Vodonis, ambos provenientes da Ucrânia, no fim do século XIX, fixando morada em Rio Claro do Sul, no município de Mallet – PR. Profundos cristãos católicos e respeitosos educadores, entregaram sete de seus doze filhos para servir a Deus na Vida Religiosa Consagrada. Além da Irmã Francisca, mais duas de suas irmãs: Clara e Augustinha, pertenceram a nossa Congregação. Quando em 1917 o Pe. Emiliano J. Ananevitch chegou à Paróquia de Mallet, já de início encontrou na família de Simão Vodonis grandes amigos e colaboradores. Maria que era a 1ª filha do casal, aos doze anos de idade ofereceu-se para ajudar nos trabalhos da Igreja e aos cuidados das crianças auxiliando na catequese. Escolheu Pe. Emiliano para seu Diretor Espiritual. Maria, sentindo-se chamada para a vida religiosa, seu pai levou-a para o Colégio das Irmãs Servas de Maria Imaculada, em Prudentópolis – PR, a única Congregação existente na época, onde permaneceu durante dois anos. Retornando para casa, continuou colaborando nos trabalhos da Igreja e Liturgias. Quando o Pe. Emiliano concluiu a ideia de fundar a Congregação da Ordem III das Franciscanas do rito ucraniano, então Maria Vodonis, juntamente com Dometilia Jovtei e Catarina Chudek, foi a 1ª a declarar que daria inicio a nova Congregação.

Após um ano de preparação no Convento das Irmãs do Cajuru, em Curitiba, no dia sete de março de 1932, recebeu o hábito e mudou o nome para Francisca. Aos dias 19 de dezembro de 1962, professou os seus votos perpétuos. Na Congregação, sempre cumpriu suas obrigações com ardente espírito de fé, caridade e entrega total a Deus. Os trabalhos que desempenhou durante sua vida foram; Catequista, professora e educadora em várias escolas e municípios, coordenadora de comunidades religiosas, superiora geral e mestra de noviças. No ano de 1976 sofreu um AVC e ficou com problemas neurológicos. Não podendo mais exercer suas funções de outrora, ocupou-se com trabalhos manuais como: bordados , confecção de paramentos litúrgicos e terços. Sempre batalhou com ardor pelo desenvolvimento e crescimento da sua Congregação a qual tanto amava, rezava e fazia sacrifícios. Entregou sua vida ao Pai no dia 29 de janeiro de 1999. Sua última frase: “JESUS QUERO SER FIEL ATÉ A MORTE”.